Inicio.

Surf Trip: Pipa/BF #1

Cover Image for Surf Trip: Pipa/BF #1
Matheus Fernandes
Matheus Fernandes

Início de uma nova trip, uma mais curta dessa vez mas, não menos empolgante. O destino da Trip é Pipa e Baía Formosa, vamos passar uns 2 dias em pipa e depois partir para BF para acompanhar o Itim Silva(@itimsilva) na etapa do Brasil Surf Tour. Tive o privilégio de ser chamado pra essa trip, a formação foi: Kaio Ribeiro(@kaioribeiro0) como filmmaker e 3 Surfistas Eu, Itim e Rafael(@canuto_r)).

Surf Trio Surf Trio

A trip que eu pedi a deus: muito surf previsto, tudo filmado e com a previsão de surfar alguns novos picos. O que mais você pode pedir da vida não é mesmo?

Como o campeonato ainda não tinha data exata para iniciar decidimos ir uns dias antes, saímos na Terça 11/10, de madrugada ainda para conseguirmos fazer uma parada em Tabatinga - RN pro primeiro surf do dia. Saímos de Fortaleza umas 4:20 da manhã com destino a Pipa, uma viagem de 7hrs em média se fossemos direto para lá.

A viagem foi super tranquila, fomos no carro do Rafael o que ajudou bastante, uma Ford Ranger que tem um caçamba enorme, só jogamos as pranchas e malas lá e, partimos sem muita preocupação, pois como fica tudo na caçamba não é preciso se preocupar com as pranchas no rack e o vento, quando se está em alta velocidade. Inclusive, depois dessa viagem deu até vontade de ir atrás de um carro desses.

Chegamos em Tabatinga por volta das 10:30h que fica a 1:30h de distância de Pipa. E logo que chegamos, tivemos um visual incrível de cima do morro com a vista da praia toda, além de outros visuais com os coqueiros ao longo do caminho. Descemos no pico pra dar uma olhada e: VENTO. Achei que era só na Praia do Futuro que tinha vento assim, mas tava enganado e muito. O mar bastante mexido devido ao vento mas, teve uma vantagem pois não tinha uma alma no mar, tínhamos o pico só para nós.

Começamos a nos preparar para o Surf: colocando as quilhas, straps, passando parafina. Estava bastante empolgado, apesar do vento, pois estava desbloqueando um pico novo. Tabatinga é um beach break que tem tanto esquerdas quanto direitas. Fizemos um bom surf de aquecimento para o resto da trip.

Era tanto vento que colocamos areia nas pranchas para não voar Era tanto vento que colocamos areia nas pranchas para não voar

Havia bastante correnteza puxando para a direita, foi difícil se manter no pico onde o Itim estava, principalmente depois de pegar uma direita extensa, tive que sair algumas e voltar para o pico pela areia.

Consegui fazer um bom surf, peguei uma esquerda que valeu a sessão e saí de cabeça feita. A onda tinha mais power do que as ondas do Ceará, mas estava um pouco complicado de entrar nela porque vinham muitas ondas em cima das outras. Tive esse problema junto com o Rafael mas não pareceu afetar muito o Itim kkk.

Tabatinga, RN Tabatinga, RN

Tabatinga, RN Tabatinga, RN

Saímos de cabeça feita, guardamos as pranchas no carro, tomamos banho na ducha que o Rafael trouxe(inclusive um agilizo, seria mais se não tivesse quebrado após o primeiro uso) e fomos atrás de almoço por ali mesmo já que demoraria muito pra chegar em Pipa e a fome pós surf não brinca.

banhozim pós surf banhozim pós surf

Achamos um restaurante ali por perto mesmo, e pense numa decisão acertada. Comemos no restaurante do nazareno, que tem a melhor galinha caipira da região segundo o google, e confirmamos na prática também, recomendo. Fica a recomendação do Bar e Restaurante do Nazareno

Enquanto esperávamos o almoço, já pegamos as imagens do surf de mais cedo e já rolou a surf análise ali mesmo. Faz muita diferença ter essa análise o mais breve possível enquanto as memórias do surf ainda estão frescas e é fácil relacionar a onda analisada com o que você lembra.

Precisamos de um bom tempo para a comida assentar e vencermos a preguiça de voltar a estrada(ficamos ali mais do que deveria) e partimos rumo a Pipa. Tiramos esse trecho da viagem direto agora sem paradas, e quando falo direto, é direto mesmo pois em vez de irmos primeiro para o hostel, fomos direto para a praia do amor fazer o surf de final de tarde.

Já é uma praia que conheço, estava mais à vontade e queria testar meu surf atual nessa onda. Foi um bom surf de novo, o mar tava um pouco balançado devido ao vento mas, as ondas da série vinham com mais qualidade. Estava bem cansado ainda da remada de Tabatinga, e a correnteza tava um pouco forte aqui também, o que não ajudou.

O mar estava com um bom tamanho O mar estava com um bom tamanho

Mas saí da água de cabeça feita de estar ali numa TERÇA feira e foi sucesso. Só agradecer essa vida de Herdeiro que não foi herdada.

Praia do Amor, Pipa Praia do Amor, Pipa

Partimos para o hostel, ficamos hospedados no Surf Camp Arara(@surfcamp_arara) que sempre tem uma vibe massa e toda uma estrutura pros surfistas: tem um café da manhã reforçado pra ninguém botar defeito, fica numa parte central de Pipa e que dá pra ir surfar tanto no Abacateiro, quanto na Praia do Amor a pé.

Todo mundo brocado de fome depois de nos alojarmos e tomar banho, fomos logo jantar num lugar garantido e conhecido de trips passadas. Fomos no Tamassa(@tamassarestaurante) que tem várias opções de massas caseiras e que dá pra encher o bucho pós surf. Voltamos morrendo de sono depois de um dia longo.

Ainda dei mais uma trabalhada quando cheguei no hostel, porque as contas tem que ser pagas, e fui dormir o mais cedo que consegui para me recuperar para o próximo dia que ainda vem muito surf pela frente.