Se é sabido que quando você é criança você tem mais facilidade de aprender tudo no geral, o jeito que você absorve o conhecimento, a falta de vícios e pré conhecimento sobre as coisas em geral, fazem com que você esteja mais fácil de ser moldado, por assim dizer, como um elástico novo que ainda não começou a ficar folgado e, que não volta a forma original depois de muito uso. Além de que, quando se é jovem falta medo, o que ajuda bastante no surf, pois há uma grande batalha mental na água, conforme aumenta-se o tamanho da onda.
JJ Surfista mirim de Itacaré @jjfsurf
Pois bem, provavelmente todos os surfistas famosos e que surfam bem, começaram a surfar desde criança e usufruíram dos benefícios citados acima. Além disso, tem outro fator bastante importante: TEMPO, e aqui falo especificamente de tempo na água surfando, acho que essa é a métrica que mais transmite o nível de um surfista.
Um surfista que surfa há 5 anos, mas só surfa nos fins de semana, sem muita regularidade , de vez quando dá uma pausa e volta, provavelmente não surfará melhor que alguém que surfa há 3 anos , mas surfa no mínimo 4 vezes por semana, tenta sempre estar na agua , faz surf trips e etc. E, quando se é criança e mais jovem, quando você gosta de algo, você vai viver aquilo muito intensamente e isso vai se traduzir em horas na água, o que consequentemente vai te fazer evoluir muito nesses anos, sem falar no seu vigor físico e níveis de energia.
Comecei a surfar com 25 anos, o que é considerado tarde a nível de competição e esporte de alto rendimento. Eu não me considero competitivo em relação às outras pessoas, mas sou muito competitivo comigo mesmo, principalmente em esportes. Gosto de performar bem a atividade que estou exercendo, e com o surf não é diferente. Diria que é até mais intenso, porque nunca tive tanta vontade de evoluir em um esporte/atividade… é a maior gana que já tive, e estou tendo na vida.
Surf em Janeiro de 2020 na Ponte Metálica
Então, esses últimos 3 anos foram bem intensos. Na verdade, o último 1 ano e meio, onde intensifiquei os treinamentos e intensidade do surf, consequentemente minhas horas do mar de surf. E ter esse processo quando se é mais velho e experiente na vida, é algo bem interessante também. É uma outra perspectiva ou abordagem, uma ótica diferente eu imagino, que eu teria se fosse mais novo. E sinto que estou evoluindo no ritmo bom, diria que uma certa aptidão.
Surf em Junho de 2022 em Ubatuba SP
Isso me faz sonhar em como minha vida poderia ter sido caso tivesse começado a surfar desde pequeno. Cultivo aquele pensamento que poderia ter me dedicado ao Surf e perseguido uma carreira nele, ser surfista profissional, free surfer, viver do surf. Me vejo tendo perseguido essa vida caso tivesse conhecido o Surf mais cedo. Não tenho como saber como teria sido e se eu conseguiria, e agora não temos como saber… é uma pergunta que ficará para sempre sem resposta.
Mas por outro lado fico grato de não ter começado a Surfar mais cedo pois, consegui focar em outras áreas da minha vida primeiro. De certa forma, estou bem estabelecido e confortável na minha vida, acho que se tivesse perseguido o Surf não teria conseguido focar em outras coisas pelo qual sou aficionado, e o quanto da minha vida o Surf toma.
Hoje tenho a liberdade e privilégio de poder viver o Surf e tudo que ele proporciona, sem ter seguido uma carreira nele, e acho que isso no final das contas é algo bem mais leve e simples. Afinal, dizem que o melhor surfista é aquele que mais se diverte, e hoje o Surf é uma diversão, e lazer levado a sério, o melhor de 2 mundos. Mas tenho certeza que ainda chegarei no nível avançado de Surf que eu sei que sou capaz de chegar.
Vivendo uma Novatim Surf Trip no RJ
Acho que a maturidade é legal nessa jornada e lhe permite levar vários ensinamentos dos aprendizados do Surf para a sua vida pessoal. E não são poucos, porque todo dia você aprende algo novo, é incrível o quanto pode se aperfeiçoar as menores ações do Surf, o simples ato de se agachar ou olhar para onde você quer ir. Existem tantos níveis de aprendizado e evolução em cada parte dessa que parece infinito, sempre há espaço para melhorar e isso é incrível.
Tenho coisas novas para aprender pro resto da vida, um baú de aprendizados infinito. Mas já começo a ter um certo receio desse baú ter fim. Qualquer coisa que você aprenda, a evolução vai ser muito maior no início, os saltos de conhecimento são muitos mais notáveis. Conforme você vai atingindo um maior nível de proficiência , você chega a um certo platô e o progresso é lento e pequeno. Diria que é o mesmo sentimento de maratonar uma série, depois que você fica investido demais nela, você não quer parar de ver e saber como tudo acaba, mas por outro lado você não quer que acabe e talvez comece a racionar os episódios.
Hoje, quase que desejo que não chegue nesse nível logo e que possa aproveitar esse sentimento mágico o máximo que puder. O que me leva a perguntas: “Onde você quer chegar no Surf?”, “Você quer ser um surfista de alto nível para quê?”, ou “O simples fato de viajar, conhecer novos lugares e culturas através do surf já não é o bastante e você já pode fazer isso?”, “Pra quê evoluir tanto no surf, só para surfar uma onda?”. Estou percebendo que talvez isso não seja o bastante e não deva ser seu objetivo final, mas sim viver o Surf diariamente e o que ele lhe proporciona, através de amizades, viagens, experiências. Aquela velha história de: aproveitar o processo seja mais importante.
Vamos perceber isso e aproveitar ao máximo cada momento que temos, e é isso.